Imagine você dirigindo um carro em outro país, de língua estranha, procurando um restaurante que te indicaram, sem contar com o GPS ou qualquer outro mapa desse país.
Quanto tempo acha que levaria para encontrar esse restaurante, sem esses recursos ou placas de sinalização do local? Provavelmente anos ou a vida inteira. E se conseguisse encontrar, possivelmente seria através de muita sorte.
Muitos de nós vivemos a vida dessa forma: sem rumo, num mundo não mapeado. 10, 20, 30 anos tocando a vida de acordo com as circunstâncias que surgirem, infelizes profissionalmente, insatisfeitos nos relacionamentos, olhando a vida pela janela diariamente, esperando algo melhor de forma inesperada acontecer.
E isso é o mesmo que viver sem metas e sem planos para um destino certo.
Estabelecer metas é o segredo para uma vida bem sucedida. É o combustível que faz você prosseguir. É a energia que cria a ação. É o fogo que mantém os esforços concentrados dia após dia, ano após ano, até acontecer. É o voo de uma flecha, veloz e focada no alvo.
Ainda, ter metas claras estimula nossa autoconfiança, potencializa nossas competências e aumenta nossa motivação.
Sem as metas, perdemos a vitalidade que nos faz sentir vivos e somos levados pelas correntes da vida.
Perceba que tudo ao seu redor, criado pelo homem, começou através de uma ideia, do sonho de alguém ou de uma visão, para depois se tornar realidade. Em sua própria vida tudo começou como um pensamento, um desejo ou um ideal, na sua mente ou na mente de outro.
Porém, se isso é tão importante, por que muitos de nós desprezamos a relevância de metas em nossas vidas? Algumas razões citadas por Brian Tracy são:
- porque achamos que metas não são importantes
- porque não sabemos como estabelecer metas corretas
- porque temos medo do fracasso
- porque temos medo da rejeição
Independente do seu motivo, quero desafiá-lo a ter em sua mente, com clareza e nitidez, as metas e objetivos que deseja alcançar.
Você só se sentirá realmente feliz quando perceber avanços, passo a passo, em direção a alguma coisa que lhe é importante. Quando esse movimento começar a acontecer, você se sentirá mais forte, motivado, eficiente e cheio de energia. Mais competente, confiante em si mesmo e em sua capacidade.
E te permitirá perceber que as mudanças na sua vida, em grande parte, serão determinadas por você, lhe assegurando significado e propósito.
Assim eu te pergunto: Quais são as suas metas? Onde quer chegar? O que você realmente quer ser, ter e fazer em sua vida? Qual decisão você precisa tomar nessa perspectiva?
Deixar um comentário