Você tem passado dificuldades em algum tipo de relacionamento? Talvez conjugal, com os os pais ou então com os filhos? Possivelmente não compreende algumas atitudes de seu chefe ou funcionário?

Nos EUA, algumas pesquisas demonstram que 80% dos fracassos profissionais, inclusive falhas ou acidentes durante a jornada de trabalho, não ocorrem por problemas técnicos ou erros de processo, mas estão relacionados a conflitos pessoais e problemas de comunicação.

É fato que a comunicação é uma atividade essencial para a vida em sociedade.

E para nos comunicarmos de forma efetiva, precisamos ter consciência de que nossos valores, crenças, experiências, dentre outros, têm grande influência sobre nossos relacionamentos.

O estilo comportamental também.

Existem pessoas nas quais desenvolvemos uma afinidade imediata, tornando o relacionamento fácil, possivelmente porque compartilhamos estilo semelhante.

Porém, o nosso estilo mais natural é incompatível com a maioria das pessoas com as quais precisamos nos relacionar, seja na esfera pessoal ou profissional.

Aquilo que agrada e é confortável para mim não será para você, o que dificulta nossa comunicação e relacionamento, influenciando na maneira como nossos sentimentos são comunicados.

E nessa tensão, temos a inconsciente e ingênua pretensão de tentar mudar o outro, para que ele se adapte à nossa forma de pensar e agir.

Dr. Anthony Portgliatti, Presidente e Chanceler da Christian Florida University (FCU), possui uma frase muito interessante: “Não existem mentes e corações fechados. Existem chaves incorretas”.

Embora cada individuo tenha uma personalidade singular, a maioria dos comportamentos pode ser sistematicamente moldado. Você não pode mudar seu estilo próprio, mas você pode adaptar o seu comportamento para melhor combinar com o estilo da outra pessoa.

Então, torna-se fundamental reconhecer quando o estilo de alguém não corresponde ao seu. A sua adaptação ao estilo e padrões do outro pode reduzir as tensões e garantir um bom relacionamento.

Dizem que a “Regra de Ouro” é tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. Isso é uma meia-verdade. O segredo está em tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas.

FLEXIBILIDADE!

Esse é o pressuposto de sucesso para a próxima década.

É o ponto inicial da comunicação, que irá te ajudar a desenvolver formas efetivas de lidar com conflitos, minimizar os mal-entendidos e, cultivar um ambiente de respeito, aceitação e confiança.
Como resultados, a alta motivação, maior rendimento, aumento de performance e novo sentido para os relacionamentos.