É verdade que para a maioria dos brasileiros o título desse artigo pareça estar errado. Como assim, se sobrar dinheiro eu tenho um problema? Nunca sobra dinheiro e geralmente os problemas financeiros se acumulam, aumentando ainda mais outros problemas que surgem devido a falta de dinheiro.

Sobrar dinheiro parece um sonho distante e quase impossível. Ter dinheiro sobrando não é um problema, pelo contrário, é a solução para essas pessoas.

Eu acredito que o título do artigo é verdadeiro e quero convidar você a ler até o final para certificar sua opinião. Se mesmo depois de ler você não mudar sua opinião, me escreva com seus argumentos e eu prometo que mudarei o título. Deixe-me te mostrar.

Vamos fazer um exercício: ele é simples e vai exigir só um pouco do seu tempo. Se quiser deixar o exercício mais rigoroso use um papel e uma caneta. Quando escrevemos colocamos mais foco naquilo que estamos fazendo e passamos a registrar um pouco mais nosso aprendizado.

Anote no seu papel como você gasta seu dinheiro, isto é, quais são as suas despesas. Faça um esforço: coloque tudo que você lembrar e coloque o quanto cada uma dessas coisas custa no mês para você.

Lembrou de tudo?

Vamos então para o segundo ponto: pense agora naquilo que você gostaria de fazer, mas não faz porque não sobra dinheiro. Exemplos: jantar fora, academia, pós-graduação, viagem, etc.

Pronto, colocou no seu papel?

Ótimo, agora pense o seguinte: “quanto de dinheiro você precisa para realizar tudo que está nessa segunda lista que você fez?”

Chegou em algum valor?

Esse é o valor que te falta e que provavelmente você busca o tempo todo pensando que se você tiver isso, seus problemas acabam, ou pelo menos, seus problemas financeiros.

Deixa eu te contar um segredo: se para você o título desse artigo está errado, então você pode fazer esse exercício sempre e você nunca conseguirá fechar a conta. Contudo, não desanime, infelizmente nós fomos educados para pensar dessa forma.

Não é à toa que a maioria das pessoas envolvidas com esquemas de corrupção (desses grandes esquemas que acompanhamos atualmente) são pessoas com muito dinheiro e que acabam entrando nesse ciclo de “só um pouco mais…”.

Existe uma lenda que diz que um homem muito rico, depois de se esforçar muito para adquirir sua riqueza, foi questionado se ele havia chegado no objetivo dele. A resposta dele foi: só um pouco mais…

Nossa relação com o dinheiro deve ser de controle. Nós precisamos carimbar nosso dinheiro para que no final do mês não sobre nada e tudo aquilo que planejamos seja executado. Se você quer fazer academia, mas não te sobra dinheiro para isso, você precisa entender o porque, rever prioridades, descobrir para onde seu dinheiro está indo e a partir daí carimbá-lo, para que ele seja usado no objetivo correto.

Você já deve ter entendido que concordar com esse modo de pensar requer alguns pré-requisitos.

Primeiro, você precisa saber quanto você ganha. Segundo, você precisa enxergar para onde o seu dinheiro está indo.

Não adianta apenas planejar e colocar no papel o que você quer. Se seus planos não encaixam no seu orçamento você terá dois caminhos a seguir: mudar os planos ou mudar o tanto de dinheiro que você ganha e, acredite, às vezes a segunda opção é melhor e mais fácil do que a primeira!